Você está com alguma dúvida? Confira nossas perguntas frequentes abaixo ou entre em contato com a Rede Confere de Vistorias Veiculares através de nossos canais de atendimento.
![](https://redeconferevistorias.com.br/wp-content/uploads/2023/07/sac.png)
A Vistoria Veicular é uma avaliação de responsabilidade do Detran realizada em veículos que circulam no país.
Sua Função é garantir que:
– A propriedade do veículo seja legítima;
– A documentação dele seja autêntica;
– O veículo apresenta condições seguras para uso.
Os serviços de Vistoria Veicular são essenciais para todos os veículos automotores que necessitam de documentação para uma circulação segura. As avaliações das empresas de vistoria são úteis não só para regularizar o veículo mas também são essenciais para fazer um seguro e vender ou comprar um carro usado com segurança. Durante a vistoria automotiva, o veículo é avaliado com base em elementos de identificação que comprovem sua autenticidade, e a documentação é verificada quanto o irregularidades como falsificações ou falta de pagamento de tributos ou multas. Existem diferentes tipos de inspeção de veículos que diferem dependendo da finalidade.
A vistoria para transferência é uma avaliação sobre as condições do veículo para a expedição de um novo CRV (Certificado de Registro de Veículos) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) com o nome do novo proprietário. Esta inspeção deve ser feita por uma ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) para que o laudo de vistoria tenha validade para o Detran. Este procedimento irá inspecionar alguns itens que atestem a originalidade do veículo e possam identificar casos de adulteração, clonagem e falsificação. Também é avaliada a situação legal do carro, se existem pendências como a falta de pagamento de impostos ou multas.
Você deve estar se perguntando o que é um carro sinistrado. Este termo é usado em seguradoras para designar veículos que sofreram danos estruturais ou que foram furtados e os donos receberam indenização. Os veículos que sofreram perda total em uma batida e foram sinistrados, podem ser leiloados, reconstruídos e vendidos.
Ao comprar um carro você precisa ter muito cuidado para não cair em uma cilada. Existem muitos golpes no comércio de carros usados, por isso é muito importante se proteger e encontrar maneiras de evitá-los. Um dos problemas mais usuais é a negociação de carro com documentos falsos. É comum as pessoas prestarem mais atenção na parte física do carro na hora da compra, ou seja, querem saber os quilômetros percorridos, se ele foi danificado, se há algum problema no motor enfim, esses tipos de dúvidas surgem o tempo todo e o veículo costuma ser levado a um mecânico para avaliação desses itens. A questão da legalidade do carro fica em segundo plano, tanto que é realçada a avaliação de um mecânico sobre os efeitos negativos de inspecionar um carro antes de comprá-lo. Por conta disso, muitas vezes o comprador é estarrecido com um documento falso após o fechamento do negócio. Nem sempre é fácil identificar esse tipo de fraude. Como a falsificação tornou-se cada vez mais profissional. E isso pode causar grandes dores de cabeça aos compradores. Nem sempre é possível confirmar a falsificação de um documento apenas com nossos olhos leigos, é preciso fazer uma avaliação profissional, não apenas no documento físico, mas também pesquisar nos bancos de dados dos órgãos competentes para avaliar a real condição do veículo. A Vistoria Veicular do carro vai verificar as reais condições legais do veículo.
Não! Para que um veículo possa ser transferido é necessário que o mesmo esteja sem nenhuma pendência legal, ou seja, todas as multas existente devem ser pagas. Na transferência de automóveis é realizada uma pesquisa sobre o histórico do veículo. Nesta etapa são pesquisadas informações detalhadas sobre o veículo com base na análise da numeração de chassi, motor e placa. É utilizada a consulta ao BIN (Base de Índice Nacional) que é um cadastro nacional de informações de órgãos competentes que reúne dados oficiais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Alguns serviços do Detran, como transferências de dono do veículo que exigem um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licença de Veículo (CRLV), exigem que o carro passe por uma inspeção veicular e isso deve ser feito em uma empresa de inspeção credenciada (ECV). A ECV está habilitada a emitir laudos de inspeção aprovados pelo Detran (Departamento Nacional de Transportes). São empresas especializadas em avaliar e coletar informações sobre automóveis, motocicletas, caminhões, vans e todos os tipos de veículos automotores. Além dos serviços de emissão de documentos oficiais, as empresas de inspeção credenciadas realizam inspeções de carros para venda ou compra, contratação de seguros e verificações de procedência usando bancos de dados oficiais.
Se você está pensando em comprar um carro e acha que a melhor opção é investir em um usado então fique atento a algumas questões para adquirir um veículo em bom estado. Quem compra um carro usado não sabe exatamente quais as condições do motor, lataria, parte elétrica e nem se o veículo possui alguma pendência legal. A vistoria cautelar veicular pode ser dividida em duas etapas, a primeira verifica a estrutura do automóvel e segunda faz uma investigação sobre os itens que podem identificar o veículo. Quando se fala em mecânica e condição estrutural, entre outros itens, são vistos: painel corta-fogo, tonalidade e espessura da pintura, para verificar se o carro foi batido ou passou por reparo com a aplicação de massa, por exemplo. E no que diz respeito à análise de originalidade, são conferidos numeração do chassi, motor, etiqueta de identificação e originalidade dos vidros. Outro ponto positivo é a pesquisa sobre a procedência do veículo e histórico, importante para identificar carros roubados, clonados, adulterados e com pendências.