Fique atento, não caia em Golpes!

Confira de que forma os criminosos agem no mercado de carros usados e seminovos.

O mercado de carros usados e seminovos tem crescido significativamente nos últimos tempos. Esse fenômeno é causado por diversos fatores, como a facilidade de fazer negócios online. No entanto, essa elevada procura também abre oportunidades para fraudes. Abaixo você encontrará os principais tipos de golpes. No mercado de carros usados e seminovos.

Fique atento para você não cairá em um golpe!

Concessionária falsa

Este é um golpe que anuncia concessionárias falsa online. O fraudador tira uma foto da fachada de outro estabelecimento e modifica informações como nome da empresa e telefone.
Ao ligar para o número disponibilizado é solicitado um “depósito” ou pagamento integral do valor do veículo, sendo que o comprador só percebe que foi enganado quando visita o carro na loja.
Para evitar cair nesse golpe, é importante verificar todas as informações do revendedor e nunca faça depósitos em contas de terceiros.

Golpe de “sinal”

Outra situação muito comum que envolve a realização de um “pagamento inicial” é quando um veículo é anunciado na internet com um preço bem abaixo do valor de mercado.
Ao se deparar com um falso vendedor visualizando um carro, os interessados são solicitados a pagar uma entrada para confirmar sua presença na viagem. A vítima é então induzido a depositar o valor em uma conta bancária. A dica aqui é nunca efetuar o pagamento antes da vistoria do veículo, mas apenas efetuar o depósito na conta do proprietário.

Carro dublê

Nesse golpe, a pessoa marca um horário para inspecionar o carro. Porém, quando o veículo é levado por outra pessoa, muitas vezes essa pessoa apresenta documentos falsos, como recibos e relatórios de inspeção.
O comprador então transfere o valor do veículo para uma conta de terceiro e foi fraudado. Para evitar esse comportamento, você nunca deve fazer depósitos em contas de terceiros e, o mais importante, eles devem realizar as vistorias preventivas com você.

Veículo de locadora

Aqui, os golpistas alugam um carro de uma locadora de veículos e o anunciam, criando documentos falsificados. O comprador adquire o veículo, fazendo o pagamento na conta criada para a fraude. Porém a empresa pode quebrar o contrato de locação e acionar a Justiça.
Para não ser vítima desse golpe, é fundamental buscar a procedência do veículo e checar se ele não pertence a uma locadora. Isso pode ser feito através de uma vistoria cautelar do carro.

Golpe do familiar ou conhecido

Nesse caso, o comprador entra em contato, e o golpista afirma que o carro já havia sido vendido para outra pessoa, mas ele possui um contato próximo com alguém que trabalha na montadora e que conseguiria outro carro por um preço próximo.
De forma bem elaborada, com ligações e secretárias falsas, o processo é realizado, e o interessado transfere o valor para os golpistas. Sempre desconfie ao se deparar com um carro novo sendo anunciado por um valor abaixo do preço das concessionárias.

Celular hackeado

Essa fraude consiste na invasão do aparelho celular de um anunciante na internet. Quando o negócio está para ser concretizado, os golpistas invadem o aparelho e bloqueiam o acesso do proprietário verdadeiro.
Em seguida, eles assumem a negociação e passam as informações de pagamento para o comprador. Esse é mais um caso em que é preciso se atentar ao nome do titular dos documentos e não fazer transferências para a conta de terceiros.