Qual a documentação necessária para a vistoria de transferência veicular?

Para realizar a vistoria de transferência é bem simples. A documentação exigida é:

  • Habilitação do motorista ou condutor;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) – de uso obrigatório para transitar;

O que é vistoriado?

Por se tratar de uma transferência de documentação, nesse caso, a verificação vai buscar alterações e fraudes que não estão de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Veja abaixo alguns equipamentos obrigatórios e itens de segurança que são avaliados e em qual estado devem estar para que sejam aprovados:

Limpador de para-brisa

A borracha não pode estar ressecada, pois precisa de boas condições para remover a água que se acumula nos vidros frontal e traseiro.

Triângulo de sinalização

Tem que estar em bom estado de conservação, sem nenhum problema em sua estrutura.

Pneu estepe

O pneu reserva do carro não pode estar careca e deve ser mantido calibrado para quando necessário.

Ferramentas para trocar o pneu

As ferramentas devem estar todas no carro e em ótimo estado de funcionamento para o caso de serem utilizadas.

Pneus

Não podem estar carecas, apresentando um sulco de 1,6 mm de profundidade, tampouco ultrapassar o espaço da carroceria do veículo.

Cinto de Segurança

O carro tem que ter cinto de segurança para todos os ocupantes e todos necessitam estar funcionando em perfeito estado, sem apresentar qualquer dano em sua estrutura.

Iluminação

Os faróis e as luzes de sinalização serão testados para averiguar seus perfeitos funcionamentos.

Vidros

Não pode apresentar nenhuma rachadura. E, caso tenha insulfilm, deve-se respeitar os limites estabelecidos. A transparência no vidro frontal tem que ser de 75%; nos vidros laterais, a transparência exigida é de 70%; e no vidro traseiro, a visibilidade é de 28%.

Placa

Deve conter o lacre e estar com as informações visíveis, sem nada que atrapalhe a visualização e leitura.

Escapamento

Deve estar de acordo com os parâmetros da lei em nível de som e de emissão de fumaça.

Velocímetro

O marcador de velocidade tem que funcionar corretamente, sem atrasos na marcação.

Espelhos retrovisores

Não podem conter rachaduras ou quebras, principalmente que dificultem a arrumação ou a visualização.

Suspensão

O carro não pode estar rebaixado a menos de 10 centímetros do chão. Caso esteja, configura descaracterização e é proibido por lei. Todo rebaixamento é regularizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Chassi e motor

As numerações do chassi e do motor são analisadas para comprovar uma fácil leitura dos códigos identificadores.

Após toda essa análise, caso seja tudo aprovado, é emitido um laudo de vistoria de transferência veicular para ser apresentado ao Detran, órgão responsável pela regularização dos veículos.